" Quando eu for Prefeito" - lazer 1



O significado da palavra "lazer" é muito subjetivo e pessoal, pois, para algumas pessoas, uma caminhada ao ar livre é uma grande e prazerosa forma de lazer, contudo, para outras pessoas, é algo cansativo e maçante. Então vamos entender lazer como algo que proporciona prazer às pessoas, cada uma a seu modo.


Para que uma prefeitura consiga proporcionar lazer a toda a população, é, sem dúvida, utópico; mas, nem por isso, ela deve deixar de explorar diversas áreas do lazer.


Tenho duas grandes ideias aplicáveis tanto na cidade de Montes Claros MG quanto em Pirapora MG.  Vamos começar por Montes Claros. Para quem conhece a cidade, é bem sabido que é de grande porte, e é carente de várias estruturas.


Montes Claros tem uma grande avenida utilizada tanto na parte da manhã quanto na parte noturna para realização de caminhadas, corridas, passeio e treino de bicicleta, onde, também, algumas famílias levam seus animais para o passeio. Por dia, essa avenida deve receber mil pessoas para esses fins, no entanto, não é feito nada para melhor recebê-las e proporcionar mais agrado na sua atividade de lazer. Nessa avenida, poderia ser feita uma melhor iluminação, há lugares que falta luz em três postes, uma reforma nas calçadas onde caminham e correm os atletas, deixando-as aptas para receber esse tipo de atividade, daria para fazer marcação no chão da calçada mostrando a distância percorrida. Logo na frente dessa avenida, há uma praça gigante que é totalmente inutilizada. O projeto maior seria nela. Essa praça abrigaria vários tipos de lazeres diferentes, em cujo centro daria para ter uma barraca onde se pudesse comprar água, isotônico, água de coco, etc.; algumas mesas e cadeiras fixas; em outra parte, daria para colocar alguns aparelhos fixos de musculação, uma área gramada, um local para esportes radicais como uma pequena pista que serviria tanto o pessoal que pratica skate e os que andam de patins; daria também uma área para continuar o projeto da ginástica, uma área para alongar e até um muro para os atletas que curtem uma escalada. São ideias e de verdade combinam com o local que hoje em dia não vem sendo utilizado. Para aqueles que não conhecem a cidade de Janaúba MG,  lá, em um espaço bem menor, eles fizeram grande parte dessas ideias e a população sabe bem como utilizar.
Praça Lauro Wanderley - João Pessoa PB




A revitalização ou pelo menos manutenção das praças dos bairros pode ser feita em parceria com a comunidade pra ajudar na manutenção das mesmas. Explorar os parques florestais, no caso de Montes Claros, o parque Sapucaia tem um potencial turístico enorme, mas não basta restaurar e colocar em funcionamento; deve-se promover e divulgar as atrações em outras cidades para estimular o turismo.


Há muitas coisas que podem ser feitas; e todas elas, quando forem feitas, tem por obrigação o esclarecimento à população de como utilizar e de como preservar. Mostrar que as obras são um bem público e que a prévia manutenção da população ajudará na manutenção da prefeitura.


Já em relação a Pirapora, falarei mais precisamente no próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando for Prefeito - Lazer em Pirapora

Tão velho e tão novo eu

Quero vidas para amar