"Quando for Prefeito" - 1º ato

Logo após assumir os comandos de uma administração e dar posse a todo secretariado (chame para serem seus secretários pessoas técnicas e evite as partidárias), verificar todo caixa e pendências orçamentária comece a fazer o básico que vinha sendo feito pela antiga gestão. Pois, com toda segurança afirmo que são coisas pequenas, mas que são notadas e deixam a vida comunitária mais prazerosa.
(Pois, com toda segurança afirmo: as menores coisas são as mais notadas e deixam a vida comunitária mais prazerosa.)



Tem alguns assuntos que daria todo um capitulo para análise, como potencial turístico, saúde, educação, praças, lazer e outros com mais complexidade. Mas, por hora, vou me reter na parte simples, como manutenção das vias urbanas e limpeza.



Vamos começar. Numa cidade igual a Montes Claros MG, tem no mínimo três grandes ruas que são vitais para o funcionamento da cidade, ruas essas que é necessário um offroad 4x4 para transitá-las. Porque? Não poderia fazer um estudo de trânsito e sair fechando em pontos estratégicos trechos dessas ruas para refazê-las? Quando digo refazer, quero dizer começar do zero e não colocar uns "tapa otários", quero dizer, "tapa buracos". E o serviço de limpeza urbana trabalha sem fim para limpar uma sujeira, que em sua maioria é desnecessária, devido a falta de lixeiras públicas. Lixeiras essas que deveriam estar espalhadas em quase toda esquina. Em conjunto, fazer um trabalho de conscientização da população já muito mal acostumada. Obras desse tipo podem ser realizadas em todas as áreas da cidade e de outras cidades.

Outro projeto muito interessante a se fazer e colocar em prática, o que é mais importante do que só fazer, é a coleta seletiva e o aterro sanitário, como já dito anteriormente, é necessário dar instruções a população como se deve realizar a coleta. Um bom gestor necessita ter em mente que uma comunidade deve ser moldada com instruções antes das multas.

Estas são obras simples e que são pouco relevantes aos olhos de quem só quer aparecer e garantir mais um mandato, contudo são de extrema importância para o contexto social e urbano. Vale muito dizer que são obras que dependem quase diretamente da ajuda da população.

Comentários

  1. Excelente comentário, Phelipe. Seria interessante colocar também fotos que sirvam como embasamento do que vc diz. Através delas, os moradores de Montes Claros, bem como os da região, irão poder visualizar melhor tudo o que anda precisando de "reparo" nas vias públicas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Todos temos um ponto de vista sobre tudo, anonimos já não tem. Não tenham medo ou vergonha de deixar seu ponto de vista. Mas vocês sempre responderão por tudo aquilo que pensam. Assim deve ser.

Postagens mais visitadas deste blog

Quando for Prefeito - Lazer em Pirapora

Tão velho e tão novo eu

Quero vidas para amar