.Professor: já foi sonho. Hoje é pesadelo!
Desisti de ser professor após ter visto a folha de pagamento da minha mãe. Digo isso não porque desejo desencorajar quem quer ser professor, mas porque é meu ponto de vista.
Professor, antigamente sabiamente chamado de mestre, é aquele ser divino que nos alimenta com o saber ou simplesmente um ser humano altamente interessado no bem estar da população. Existem professores de sexo e até de matemática, ou seja, existe professor pra tudo. Porém aqui vou falar somente daqueles que ensinam matéria escolar, aqueles que formaram pra lecionar, serem docentes.
Professores podem agüentar tudo como: alunos com pouquíssima educação pra não falar bestial, diretores ou chefes de departamentos mal amados, ameaças de todos os lados, sem falar que eles têm até doença própria a Síndrome de Burnout e a sua desvalorização como profissional? E como ser humano? O pior são as desvalorizações, já que os professores são à base de todas outras profissões. Quando crianças ao observarmos os professores, admirávamos sua capacidade e pensávamos como era possível uma pessoa saber tanto. Porem os professores sofrem um tremendo descaso, principalmente os da rede pública que em sua maioria não tem um bom lugar de trabalho, quase sem recursos para a melhoria da transição do saber. E os alunos esses são um caso a parte, pois se encontra diversos casos de personalidades. Mas os que mais os atrapalham são aqueles alunos desinteressados que ameaçam de morte e culpam os professores por serem jovens asnos criminosos. Acho que nem delegado ou um péssimo médico recebe tanta ameaça por dia quanto recebe um professor. São diversos os problemas que esses mestres enfrentam e daria pra escrever um capitulo volumoso sobre cada problema. Infelizmente.

Vocês professores meus parabéns. Já que sem vocês não agüentaria escrever nem meia palavra. Torço pelo reconhecimento da classe, já que não me é possível ainda mudar essa realidade.
Ótimo texto!Concordo! Os professores sofrem muito.Em sala de aula,quantas vezes já vi serem atrapalhados pelo descaso de seus alunos,ou total falta de respeito em pleno trabalho.E além disso,ainda tem o salário que é super condizente com a sua importância.Que nem diz o professor Raimundo acima:"O salário é óóh...".
ResponderExcluirMuito bacana! É um assunto muito importante em relação a nossa sociedade. Infelizmente um dos setores mais importantes da nossa cultura é ao mesmo tempo um dos mais precários, que é a educação.
ResponderExcluir